CASA DA CARIDADE APRENDIZES DO AMOR
GRAUS DA
UMBANDA
Dissertaremos sobre os Graus da Umbanda trazidos à luz da razão e
veremos que em
religião, assim como em tudo o que Deus gerou, não existe o acaso.
Começamos por classificar os Graus de Umbanda.
Temos o Grau de Lei chamado Caboclo (a), temos o Grau ou a
Graduação chamada de
Preto-Velho (a), temos os graus de Lei nas Trevas chamados de Exu,
também temos o grau de
Pomba-Gira, temos os Graus de Boiadeiro, Baiano, Marinheiro, etc.
Chama-nos a atenção em particular e a dos espíritas em geral a
curiosidade dos nomes que são
formados os Graus de Umbanda.
Pois bem, lembramos que na codificação astral da Umbanda, foi
escolhido para um
determinado Grau de Luz de Lei e da Vida, o nome (CABOCLO) e que
acomodaria todas as
hierarquias de espíritos que viessem a trabalhar regidos por esse
grau na nascente Religião de
Umbanda que no inicio do século estava sendo gerada à Luz da Vida.
A Umbanda na sua codificação astral foi pensada por espíritos
excelsos e esse grau Caboclo
(a) foi uma homenagem aos índios que dedicaram suas vidas ao culto
à natureza.
Diferenciada de outras religiões espiritualistas que prezavam na
manifestação dos espíritos a
identificação de seus nomes carnais e sua importância ou
determinadas funções exercidas quando
encarnados, na Umbanda batizava-se um de seus muitos graus de luz
com o nome Caboclo(a),
homenagem justa à esses espíritos que dedicaram a grande parte de
suas vidas e a parte boa delas
ao culto aos ancestrais da natureza.
Sabemos que o grau Caboclo(a) causou e causa algum desconforto em
determinadas
religiões espíritas por associarem o nome caboclo a espírito sem
cultura e desprovidos de
inteligência, onde em determinados núcleos espíritas preza-se a
importância material que um
determinado espírito exerceu em sua vida, tais como: Médico,
Filósofos, Generais, Padres, etc.
Os nossos irmãos espíritas não entenderam e não entende que o nome
“Caboclo” é um grau
ou uma patente religiosa por onde manifesta-se milhares de
espíritos de diversas raças, culturas,
religiões e povos, e que, dentro dessa patente ou grau chamado
Caboclo (a), todos os espíritos são
reintegrados e apresentados às suas forças naturais e consagram-se
à Deus como seus
instrumentos, onde a partir daí a vontade do Pai passa a
manifestar-se em seu intimo como um
desejo de servi-lo servindo seus semelhantes.
Caboclo é Grau e Patente de Luz, e não é fácil para conquistar
esse grau, pois todos que nele
estão já dissolveram suas encarnações, suas vidas anteriores, não
importando se foram eles
grandes filósofos, médicos, doutores ou sacerdotes. Não, isso não
importa, pois tudo isso se
dissolve quando se é chamado ao Grau de Caboclo, pois assim que se
assume esse grau, já não
importa mais sua identidade anterior, pois nesse grau você abre
mão da sua identidade pessoal e
livre arbítrio e se reveste de uma identidade coletiva chamada de
Caboclos (as) que significa Grau
de Lei onde espíritos já despertos anulam sua identidade pessoal
para integrar-se à uma identidade
sagrada, abrindo mão de seus desejos pessoais para realizar no
coletivo somente a vontade de
Deus Pai através do nome coletivo e do Grau que assumiram diante
de Deus (Olorum) e dos seus
divinos Tronos (Orixás).
A Sapiência Divina mostra-se clara e límpida dentro da Umbanda, se
não vejamos: O Grau Caboclo Pena Branca, nesse Grau da Umbanda são
agregados milhares de espíritos que já se elevaram o suficiente
para ver que
Deus manifesta-se em tudo e em todos o tempo todo, espíritos esses
isentos
de dogmas ou preconceitos e que independente de cor, raça ou
credo,
consagram-se à Deus para servi-Lo através das virtudes divinas e
voltandose
em nosso auxilio, ajudam-nos a nós seus pares encarnados que ainda
caminhamos por caminhos vezes tortuosos que turvam nossos
sentidos.
O que realmente importa na Umbanda, não é o que você foi em outra
encarnação, seja você um rei ou um simples carpinteiro, pois ali
na Linha de
Caboclo você é somente mais um dos nobres espíritos que
consagrou-se
por inteiro à Deus (Olorum) para servir e guiar seu semelhante.
Queremos dizer aqui é que a Linha de Caboclos é um Grau ou
Patente Divina no qual manifesta-se milhares de nobres e virtuosos
espíritos
oriundos das mais diversas culturas, porem que já anularam em seu
intimo
suas personalidades e poderes pessoais para integrar-se à um poder
maior
e assumirem uma personalidade coletiva.
Sabemos que existe na Linha de Caboclos Pena Branca, muitos
espíritos que em suas encarnações anteriores prestaram grandes
serviços a
Humanidade como grandes Filósofos, Sacerdotes, Cientistas,
Físicos,
Pensadores, etc, títulos esses materiais que foram diluídos, pois
à eles o que
importa é o que são agora e sabem que esses nomes que se tornaram
imortais na história da humanidade, de nada serve a sua revelação
e que só
atrairia pessoas interessadas em seus nomes e não na verdadeira
missão
que todo caboclo é portador.
Caros irmãos, isso é sabedoria pura, pois ao ordenar um culto e
criar
uma linha de caboclos, todos os espíritos se manifestariam sob a
égide
desse grau e não chamariam a atenção pelo que foram e sim pelo que
fariam em beneficio do seu próximo.
Isso esta bem relatado quando da primeira manifestação do Caboclo
das Sete Encruzilhadas em um centro de mesa branca onde ao ser
inquirido
da seguinte forma: “Porque o irmão fala nestes termos, pretendendo
que a
direção aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura
que
tiveram quando encarnados, são claramente atrasados? Por que fala
deste
modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuíta e a
sua
veste branca reflete uma aura de luz? E qual o seu nome meu
irmão?" e o
Caboclo respondeu: Se julgam atrasados os espíritos de pretos e
índios,
devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho, para dar
início a um
culto em que estes pretos e índios poderão dar sua mensagem e,
assim,
cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma
religião que
falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir
entre todos
os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome
que
seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá
caminhos
fechados para mim, pois estou realizando uma vontade do Pai.”
E ai nasceu a Umbanda vitima da intolerância e o preconceito ainda
latente em algumas vertentes espíritas e espiritualistas.
É isso irmãos, A Umbanda é constituída por Graus e não por
espíritos
que se apresentam pelo seu nome carnal e por uma profissão ou uma
certa
posição de destaque na sociedade.Não mesmo, A Umbanda é formada
por
Graus e Degraus cujas hierarquias perfeitas e bem organizadas
portam
espíritos que abandonaram sua identidade pessoal e integraram-se e
consagraram-se à Deus através de um Grau de Luz.
Precisamos atinar com os fundamentos ocultos por traz da Liturgia
Umbandista, pois os
espíritos-guias de Umbanda manifestam-se a partir dos sentidos e
virtudes divinas, pois quando
vemos a manifestação de um Caboclo de Oxalá, ali vemos a
manifestação de um espírito envolto
pela Fé e não a manifestação particular de um Padre ou Jesuíta
fulano de tal de grande destaque e
posição, e que exerceu grande influência quando encarnado.
Quando vemos a manifestação de um Caboclo de Ogum, ali vemos a
manifestação de um
espírito envolto pela Lei Maior e com um grande magnetismo
ordenador e não a manifestação
particular de um General ou Comandante fulano de tal de grande
destaque e posição, e que exerceu
grande influência quando encarnado.
Quando vemos a manifestação de uma Preta-Velha de Oxum, ali vemos
a manifestação de
um espírito envolto pelo Amor Incondicional e com um grande
sentimento de misericórdia e não a
manifestação particular de uma Madre tal de grande destaque e que
quando encarnada realizou
muitas coisas boas em prol da humanidade.
E assim é com todos os Graus-Patentes da Umbanda Sagrada desde sua
origem.
Caboclo é grau, Preto-velho é grau, Exu é grau, Pomba-Gira é grau,
Baiano é Grau, Boiadeiro é
Grau, Marinheiro é grau, ou seja todas as linhas de trabalho da
Umbanda são Graus por Onde Deus
(Olorum) e Suas Divindades-Mistérios (Orixás) manifestam seus
mistérios divinos através dos graus
e linhas de trabalhos espirituais cuja vertente é encimada por Um
Orixá que é o manifestador natural
de uma das infinitas qualidades de Deus.
Ou não é verdade quando recebemos uma Cabocla Sete Conchas, ali
esta se manifestando
um espírito cujo Grau de Luz é Cabocla, que foi iniciada perante
sete mistérios da criação e atua
através dos sete sentidos de Deus que são Fé, Amor, Conhecimento,
Lei, Razão, Evolução e Vida, e
que atua no campo da geração dando amparo e estimulando tudo que é
gerado positivamente,
desde um pensamento, vibrações, energias, etc, que visam a
propagar e expandir a vida em todos
os sentidos.
Ou seja, Cabocla (significa grau ou patente divina), Sete
(significa: sete irradiações ou
sentidos divinos) e Conchas (significa: mistério simbólico da
geração que revela o campo de atuação
dessa linha de trabalhos dentro do grau Cabocla).
E assim o é com todos os Graus da Umbanda e que se fossemos
desdobrar cada linha de trabalho
que se manifesta em um determinado Grau, não conseguiríamos vencer
o tempo de vida na carne
antes de terminarmos esse desdobramento, de tão grande e vasto que
são as linhas de trabalhos da
Umbanda, pois infinitos são os mistérios de Deus nosso Divino Pai
(Olorum)
CABOCLO É
ISSO E MUITO MAIS, E DEVE SER RESPEITADO E REVERENCIADO COMO
UM DOS
MAIS ALTOS GRAUS DA ESPIRITUALIDADE QUE JUNTO COM O GRAU DE PRETOVELHO
E OS
DEMAIS GRAUS, AJUDAM A PROPAGAR A TOLERÂNCIA, O RESPEITO E O
AMOR
INCONDICIONAL, OS QUAIS FORAM PRIVADOS LOGO NO INICIO DO ESPIRITISMO
NO
BRASIL, MAS GRAÇAS A OLORUM FORAM ACOLHIDOS PELA A DIVINA E SAGRADA
UMBANDA
QUE PERMITIU A ELES E A TODOS OS ESPIRITOS A PRÁTICA DO EXERCÍCIO DA
CARIDADE,
ONDE SEGUNDO A FRASE MAIS SUBLIME AO MEU VER, DITA POR UM
ESPIRITO
QUE SE INTITULAVA O MENOR ESPIRITO ENTRE TODOS E QUE É ,FOI E SEMPRE
SERÁ O
CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS E QUE FAÇO DESSA FRASE O PORTAESTANDARTE
DA
UMBANDA.
“Com os espíritos mais evoluídos
aprenderemos. Aos espíritos menos evoluídos
ensinaremos e a nenhum renegaremos”
SARAVA UMBANDA
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