DIVERSOS


LINHA DAS CRIANÇAS NA UMBANDA


Salve as Crianças! Salve os Erês!
Salve Cosme e Damião!
Salve Oni beijada!

Ibeijada, Yori, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil.Quando chegam no terreiro transformam o ambiente em pura alegria.

YORI: um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. Esse termo, assim como Yorimá, era de pleno conhecimento da pura Raça Vermelha, só se apagando do mental do Ser humano após a catástrofe da Atlântida. Ele ressurgiu através do Movimento Umbandista, em sua mais alta pureza e expressão. Traduzindo este vocábulo através do alfabeto Adâmico, temos: A Potência Divina Manifestando-se; A Potência dos Puros.

BEIJADA: Nome dado no Brasil, às entidades que se apresentam sob a forma de crianças. São, conforme a crença geral, nos cultos afro-brasileiros e na Umbanda, as falanges dos Orixás gêmeos africanos IBEJIS

IBEJI : (ib: “nascer”; eji: “dois”) Orixás gêmeos africanos que correspondem, no sincretismo afro-brasileiro, aos santos católicos Cosme e Damião. Ibeji na nação Keto, ou Vunji nas nações Angola e Congo.

DOIS DOIS: Nome pela qual são designados os santos católicos Crispim e Crispiniano; os santos Cosme e Damião; o Orixá africano IBEJI e a falange das crianças na Umbanda.

ERÊ: Vem do yorubá iré que significa “brincadeira, divertimento”. Existe uma confusão latente entre o Orixá Ibeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas não se trata da mesma entidade. Ibeji, são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Erês, Crianças, Ibejada, Dois-Dois, são Guias ou Entidades de caráter infantil que incorporam na Umbanda.

Essa linha é regida por Pai Oxumarê e possuem esse poder de renovação e incrivel capacidade de alegrar todos ao redor, o Amor é a própria energia manipulada pelas crianças.São espiritos naturais, que jamais passaram pelo processo de encarnação, encantados da natureza, seres de imensa luz e sabedoria, que utilizam da roupagem infantil para nos trazer sabedoria através de um sorriso.

No decorrer das consultas vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles. Por apresentarem aspecto infantil podem não ser levadas muito a sério, porém o seu poder de ação fica oculto, são conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos. O elemento e força da natureza correspondente a Ibeji são todos, pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos. Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem. Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na umbanda por erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas -o refrigerante e trata a todos como tio e vô.

Normalmente tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums, normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.
Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.

A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais. Uma curiosidade: Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erigida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.
Velas: Cor-de-rosa, azul claro, brancas.
Flores: Rosas brancas e cor de rosa, flores do campo
Frutas: Uva, pêssego, goiaba, maçã, morango, cerejas, ameixas.
Comidas: Doces, Frutas, Arroz Doce, Cocadas, Balas, Bolo
Bebidas: Guarané, Suco de frutas
Portais de Cura: Flores, quartzo rosa e aul, mel, velas brancas,rosas e azuis







Objetos , Amuletos Consagrados ou Cruzados

Texto recebido pela médium Carla Real

- Ao consagrar ou cruzar um amuleto, um objeto ou até mesmo os famosos copos com água, sal e alho atrás das portas. As pessoas acham que basta colocar que estarão protegidas de tudo, não é mesmo? Ótimo

isso sinal de fé no que foi feito.

- Mas se por um acaso “entra” alguma negatividade na casa, ou a pessoa sente no campo vibratório, mediúnico algo negativo, ela já pensa: Meu Deus, isso

não Serve para nada ou não consagrei direito, ou o Guia não cruzou corretamente ou porque entrou algo negativo se estou usando o amuleto, a proteção?

- Ao consagrar algo estou levando a uma divindade para que ela consagre na força dela para me proteger o mesmo ocorre quando levo para um guia cruzar

o amuleto para minha proteção. Certo? Aí entra algo negativo, pensem:

Muitas vezes eu baixo a minha vibração e assim abro os meus campos para a entrada de algo negativo, através de meus pensamentos, sentimentos e palavras, nos tempos atuais não tem como vocês ficarem com a vibração 100% elevada.

Tudo foi consagrado e cruzado de forma correta, só que você abriu seu campo e puxou a carga negativa, se você abriu a “porta” não conseguindo barrar algo negativo de entrar no seu campo, na sua casa, quem vai barrar?

- O amuleto te protegeu sim, você foi quem não se protegeu, o amuleto impediu que algo pior entrasse no seu campo, então cabe a você elevar sua vibração novamente, fazendo um banho de ervas, defumando sua casa, acendendo velas para seu anjo guardião, suas forças etc. Muitas vezes esse amuleto vai funcionar como aviso também, caso a ação seja proveniente de magias

negativas, você sente o mal estar para poder ou ativar magias e recolher, caso seja mago, ou para voltar ao centro e avisar o corrido e aí as entidades recolhem o que você não soube recolher.

- Outras vezes colocamos o amuleto e sentimos a presença negativa, é porque esse ser

negativo já estava no seu campo vibratório e você já estava acostumado com a energia dele, ao colocar o amuleto consagrado ou cruzado, ocorre a limpeza de seu campo e o ser vai sair dele, pois será repelido pelos poderes e rezas do amuleto, só que ao sair ele te causa um mal estar, ou seja, você começa a perceber aquela energia negativa, coisa que não estava percebendo antes, se ele não for ”puxado” pelo amuleto e redirecionado na sua evolução,.

Cabe a você defumar sua casa e pedir para que as forças do bem, que os Orixás responsáveis pelas ervas, que utilizou para fazer a defumação, recolham esses seres e redirecionem eles na sua evolução e caso não passe o mal estar, acenda uma vela para a divindade à qual o amuleto foi consagrado ou para o guia que cruzou na força dele o amuleto e peça para que ele com seus “falangeiros” recolham esses seres que estão lhe perturbando e os redirecionem nas suas evoluções e no caso de ser mago ou maga ativem uma magia divina para recolhimento.

Caso nada disso resolva, volte no dia de gira e comente o ocorrido.

- O importante é entender que tanto o amuleto ou objeto consagrado ou cruzado está fazendo efeito sim, mas ele está ali para proteger mas não impedir que algum espírito ou alguma magia chegue até você, se for do seu merecimento, se você abrir o seu campo, você vai receber sim, só que de uma forma mais “fraca”/branda e se não for do seu merecimento, agradeça por ter percebido a tempo de tomar uma atitude, positiva, claro.

- Por isso é recomendado que alguns objetos sejam descarregados ou despachados depois de determinados dias e se faça outros, assim é com os copos de água, sal e alho atrás da porta, recomendam que assim que o alho estiver murcho (que significa: perdeu a força, a energia)e a água com sal cristalizar, que seja retirado e colocado outro porque já recolheu as negatividades e já se foi as propriedades dos elementos que precisam ser trocado








17Fev

Como montar um altar cigano

Escrito por Rose de Souza.
Elemento necessários:

1. Uma imagem de Santa Sara

2. Uma cigana (representação da sua cigana espiritual), um

cigano para a mesma representação.

3. Uma taça

4. Um punhal

5. Pedras variadas.

6. Um tacho de cobre para colocar moedas ou sementes.

7. Um incensário e incensos variados

8. Um porta velas.

9. Um leque (siga a sua intuição)

10. Fitas finas, coloridas, (usar todas as cores, menos a cor

preta).

11. Um perfume.

12. Uma toalha na cor vermelha (amor), dourada

(prosperidade), ou na cor de sua preferência, menos preta e

castanha... Pode comprar o pano e mandar uma costureira

fazer como desejar.

13. Um baralho cigano

Montagem:

Não tem mistério para montar seu altar, use sua intuição... Esse

é um altar simples, com poucos elementos e que não ocupa

muito espaço. Conforme sua relação de afinidade com o (a)

cigano/cigana espiritual for crescendo, novos itens podem ser

acrescentados conforme o gosto dele (a).

Sempre monte o seu Altar nas Luas (Nova, Crescente ou

Cheia), nunca na Minguante.


Forre a mesa que será utilizada com a toalha, coloque Santa

Sara no centro e os ciganos, um de cada lado da Santa. Abra o

baralho à frente de Santa Sara, a fim de energizá-lo para

futuro trabalho (se for trabalhar com cartas) ou apenas para

homenagear a Santa com elementos da tradição cigana.

As pedras devem ser lavadas em água corrente e se possível

deixadas de um dia para outro em água com sal grosso. Se não

puder fazer a limpeza com sal, lave-as com água e mentalize

com fé o pedido de limpeza das pedras e que a energia delas

seja utilizada para o "bem".

Acomode-as em um pratinho de louça ou barro, conforme sua

vontade. O Incensário pode ficar em qualquer local da mesa,

desde que longe de tecidos para evitar o perigo de incêndio. Use

o incenso que desejar, conforme a necessidade do ambiente

(saúde, prosperidade, limpeza espiritual).

Mantenha as taças sempre cheias, ou com água (que deve ser

trocada a cada 2 dias), vinho branco ou tinto ou sangria (com

vinho tinto). Para a cigana, se for da preferência dela, ofereça

Champanhe. Quando for trocar a bebida, despeje a antiga em

água corrente, pode ser na pia com a torneira aberta, deixando

que se vá junto com a água.

Você pode oferecer frutas para Santa Sara e para o povo

cigano, como forma de agradá-los e agradecer a proteção desse

povo no seu lar. Pode fazê-lo uma vez por mês, não sendo

necessário mais que isso. Lembre-se de deixar a oferenda no

máximo por 1 ou 2 dias no altar, após isso leve as frutas para

um jardim, ou coloque embaixo de uma árvore frondosa.

Não permita que pessoas cuja energia você não conhece, toque

no seu altar, principalmente nas pedras e no baralho (esse só

deve ser manipulado por você).

Mas é permitido e acima de tudo, um ato de caridade, permitir

que uma pessoa aflita ajoelhe-se em frente à Santa Sara e faça

seus pedidos e orações, pois a Santa mãe de todos, ciganos e não

ciganos, médium e não médium, espírita ou não espírita.

Boa Sorte na preparação do seu altar e não se esqueça, use a

sua intuição, ela é melhor do que qualquer orientação escrita.

Os significados de algumas frutas:

Uva rubi: prosperidade

Uva verde: saúde

Uva passa ou ameixa: Progresso

Morango: amor

DAMASCO: sensualidade

Pêssego: equilíbrio pessoal e sedução


Limão: energia positiva e purificação da alma.

Laranja: para afastar energias negativas.

Romã: Espiritualidade

Pera: Simboliza a imortalidade e a boa saúde, também traz

prosperidade pela cor amarela e relaciona-se com o trabalho.

Abacate: Saúde

Maçã: Amor e transmutação de energia de ambientes

Manga: Sexualidade e amor incondicional

Figo: Prosperidade

Melancia: Prosperidade e Fartura

Melão: simboliza o sol, energia vital e prosperidade.

Sempre quando oferecemos a maçã, devemos oferecer a pera,

pois a maçã simboliza a cigana e a pera simboliza o cigano.

Elementos para a consagração:

Uma Cigana

Um perfume

Uma vela colorida

Uma cesta bem bonita com frutas

Flores

Moedas

Faça a Consagração na Lua escolhida, por Casa não consagre

na Lua Minguante. Primeiro consagre a Cigana, ficará no seu

altar é a representação da sua Cigana.

Recite a seguinte Prece:

Em nome de Santa Sara Kali, eu te batizo, (Dizer o nome da

Cigana, se possível sopre o nome da Cigana na imagem),

estarás sempre perto de mim.

Logo em seguida coloque a boneca no seu altar junto com Santa

Sara Kali e os outros itens que estão no seu altar.

Monte uma cesta com as frutas que você escolher, e coloque

perto do Altar e ofereça para Santa Sara Kali e sua Cigana, e

peça para elas consagrarem tudo na Força Cigana.














CUIDADOS NA COLHEITA DAS PLANTAS
Conhecendo a planta e suas utilidades, qualquer um pode ter, em seu
jardim ou horta, uma pequena farmácia natural, acessível a qualquer momento
e em qualquer necessidade. Um pouco de cuidado e os tratos adequados
fornecerão medicamentos da mais alta qualidade, sem os inconvenientes de
efeitos colaterais indesejáveis.
Para que isso seja possível, no entanto, algumas regras devem ser
seguidas. Além dos tratos culturais recomendados para cada tipo de planta, a
colheita requer alguns cuidados especiais, mas nada que não possa ser feito
por qualquer pessoa interessada nos benefícios dessa fonte alternativa de
saúde e bem-estar.
• Colha a planta antes do sol esquentar, mas observando que estejam
secas do sereno ou de uma chuva eventual.
• Não cultive nem aproveite plantas próximas de locais poluídos,
junto a detritos, em beira de estradas ou contaminadas por
agrotóxicos. Se mora em prédio, no centro da cidade e cultiva suas
plantas em vasos, cuide para que não sejam poluídas pela fumaça
de escapamentos ou pela gordura de sua cozinha.
10
• Examine bem as plantas e veja se têm boa aparência, livres de
fungos ou doenças.
• Saiba que a planta toda — raiz, madeira, casca, caule, folhas e
flores — pode ser aproveitada.
• Se busca o princípio ativo das raízes da planta, colha-a no outono,
enquanto que o período do início da floração é o melhor para
colheita e armazenamento do restante da planta.
• Seque as raízes ao sol e o resto da planta à sombra, em local
ventilado.
• Guarde suas plantas separadas em sacos de papel ou vidros
devidamente rotuladas, evitando o uso de embalagens plásticas de
qualquer espécie.
• Colha e use apenas plantas que conhece, evitando confundi-las,
principalmente porque muitas são semelhantes e podem ser tóxicas
ou produzir efeitos prejudiciais.
• Procure colher e secar o necessário para usar em três meses. Muito
embora uma planta em boas condições possa ser conservada por
até seis meses, o temo reduz seus princípios ativos
O PREPARO DA PLANTA
O correto preparo da planta visa extrair dela todo o potencial de seu
princípio ativo, evitando que qualidades sejam desperdiçadas ou que o
resultado final seja inócuo. Para isso, os cuidados essenciais começam pelo
11
emprego de vasilhas adequadas, de referência com tampas. As mais
recomendáveis para isso são as de aço inoxidável, esmalte, barro ou vidro
refratário. Isso vale, inclusive, para colheres, coadores, filtros e demais
utensílios. Jamais empregue aqueles feitos de alumínio ou de cobre.
Ao realizar o cozimento das plantas, tenha sempre em mente que suas
partes apresentam consistências diferentes. As raízes, talos, cascas e sementes
requerem mais tempo para seu cozimento, enquanto que flores e folhas não
devem ser levadas ao fogo, mas preparadas com água previamente fervida. É
por isso que o conhecimento dos principais processos é importante. São eles:
• Decocção: coloque as plantas numa vasilha e acrescente água fria.
Leve ao fogo por um período que pode variar de 5 a 30 minutos,
dependendo da qualidade e das partes da planta utilizada. Flores,
folhas e partes mais tenras não devem ser cozidas por mais do que
10 minutos. Raízes, cascas e talos, picados bem miúdo, devem
ficar no fogo por um período de 15 a 30 minutos. Após o
cozimento, retire do fogo, mantenha a vasilha tampada durante
alguns minutos, depois coe e use conforme recomendado.
• Infusão: derrame água fervendo sobre as ervas numa vasilha,
tampe e deixe em repouso por 10 minutos, no caso de partes mais
macias, e por 20 minutos, no caso de raízes e talos, picados em
pedacinhos miúdos.
• Maceração: coloque as ervas de molho em água, aguardente de boa
qualidade, vinho, álcool de cereais ou azeite, na temperatura
normal. Flores e folhas devem ficar por um período de 10 a 12. As
partes mais duras, raízes e talos, picadas, de 12 a 24 horas. É
12
importante lembrar que, neste processo, os sais minerais e as
vitaminas do vegetal são melhor aproveitados.
• Tintura: use cachaça, vinho ou álcool de cereais na proporção de
20 a 75% em relação às ervas, conforme recomendado na receita.
O uso e a dosagem devem ser obedecidos rigorosamente e variam
conforme cada planta e seu princípio ativo.
• Tisana: coloque água numa panela e leve ao fogo. Quando estiver
fervendo, acrescentar as ervas. Tampe, ferva por mais cinco
minutos e retire do fogo. Deixe em repouso, depois coe e use
conforme recomendado.
SEGREDOS DO USO CORRETO
• Na infusão e na tisana, use de 25 a 30 gramas da planta para cada
litro de água. Uma colher de sopa de erva verde pesa de 4 a 5
gramas. Em um copo de 200ml, use uma colher bem cheia. Para as
crianças a dosagem deve ser metade do recomendável para adultos.
• A tintura, sendo preparada à base de álcool, deve ser tomada em
doses de 10 a 30 gotas em uma xícara de água, no máximo três
vezes ao dia. Se a tintura for à base de vinho, tome um cálice três
vezes ao dia.
• Não adoce o chá com açúcar. Use mel na menor quantidade
possível e, na falta dele, açúcar mascavo.
13
• Chás aperientes devem ser tomados de 30 a 40 minutos antes das
principais refeições.
• Nos casos de perturbações do sistema digestivo, o preparado deve
ser tomado logo após as refeições.
• Chás depurativos, calmantes, tônicos e gerais produzem melhores
resultados quando tomados entre as refeições.
• Deixe o organismo acostumar-se ao chá, tomando-o mais fraco no
primeiro dia e aumentando a dose nos dias subsequentes. Após três
semanas, é recomendável substituir a planta ou erva por uma outra,
com as mesmas propriedades.
• Os chás, preparados corretamente, não produzem contra
indicações, sendo, por isso, recomendados para serem tomados de
forma preventiva e não somente nos casos de doença. Chás
depurativos limpam o sangue e propiciam uma melhor saúde geral.
Todo exagero no uso de medicamentos naturais, no entanto, devem
ser evitados, pois tudo em excesso tende a ser prejudicial.
• Observe que as plantas verdes pesam mais do que as secas, numa
proporção de 2x1 em média. Se a receita recomenda o uso de 20 g
de ervas secas, use o dobro disso no caso de plantas verdes.
• Não deixe chás prontos para serem usados de um dias para o outro,
porque podem fermentar e estragar. O ideal é repara o necessário
para cada dose ou, no máximo, para um dia.
RECEITUÁRIO POPULAR
14
Nada substitui o diagnóstico e o tratamento recomendado por um médico,
de preferência especialista no problema a ser tratado. Sempre que possível,
deve ser procurado para a solução definitiva dos problemas de saúde.
Tratamentos auxiliares com plantas e ervas medicinais, no entanto,
podem ser usados com bons resultados, provados pelo uso e pela tradição.
Toda família tem seus segredos nesse campo. Por isso, há, na chamada
medicina popular, inúmeras receitas para o preparo e o uso de plantas e ervas
medicinais, variando ligeiramente conforme a região ou conforme a flora
disponível. São receitas práticas que podem e devem ser mantidas à mão para
uso imediato, já que usam ingredientes facilmente obtidos. Vejamos algumas
delas.
AFONIA E ROUQUIDÃO
Bata no liqüidificador um tomate verde com um copo de água e uma
pitada de sal. Coe e faça um gargarejo imediatamente. Repita três vezes ao
dia.
AMÍDALAS INFLAMADAS E FARINGITE
Pegue um copo de chá preto morno, adicione uma colher rasa de sopa de
sal e faça gargarejos três vezes ao dia.
ANEMIA
Bater no liqüidificador ou passar na centrifuga folhas de couve, brócolis,
repolho roxo, bertalha (para quem não conhece, é uma trepadeira, cultivada
como hortaliça, de flores esverdeadas, e cujos frutos são bagas negras. A
planta é toda suculenta, mole e rica em água, e utilizam-se as pontas de ramo),
15
agrião e tanchagem. Temperar com uma colher de melado. Tomar uma xícara,
em jejum, por quarenta e cinco dias.
APETITE
Ferva 300 ml de água e coloque numa vasilha com 15 gramas de folha de
limão, 20 gramas de raiz de aipo ralada, 15 gramas de tomilho e 50 gramas de
folha de alcachofra. Cubra e deixe esfriar. Filtre e conserve na geladeira.
Gome uma xícara uma hora antes das refeições.
ARTERIOSCLEROSE
A alcachofra é uma planta de origem européia, possui extrema
importância em virtude de seu alto valor medicinal, aclimou-se muito bem no
Brasil e pode ser encontrada com facilidade pois também são muito apreciadas
na alimentação e por esta razão encontra-se largamente difundida no
comércio. Separe três folhas de alcachofras e lave em água corrente, em
seguida mergulhe em um copo de água fervente. Desligue o fogo, tampe a
panela e deixe abafar por quinze minutos. Passado este tempo, coe e tome uma
xícara três vezes ao dia.
ARTRITE E REUMATISMO
Pegue 100 ml de álcool a 60º e faça uma infusão com seis pimentas
vermelhas. Deixe por dois dias. Coe e use o líquido para massagear
suavemente as regiões afetadas.
ARTROSE
16
Pegue um caroço de abacate seco ao sol, rale-o e junte um litro de álcool
com dez pastilhas pequenas de cânfora sintética, encontrada em farmácias.
Deixe em repouso por três dias, coe e use em compressas no local afetado
ASMA E COQUELUCHE
No auxílio do tratamento da asma da coqueluche e também dos resfriados
e das gripes, uma boa alternativa é a folha de cambará. Ferva dois copos de
água, despejando-os sobre duas colheres de sopa de folhas picadas, deixando
em infusão por cinco minutos. Coe e beba três xícaras deste chá ao dia.
AZIA, GASTRITE E ÚLCERAS ESTOMACAIS
Rale quatro batatas cruas em um ralador fino. Junte a massa obtida,
coloque num pano de prato limpo e esprema. Tome uma xícara desse suco três
vezes ao dia, trinta minutos antes das refeições ou sempre que sentir
queimação
AZIA, MAL-ESTAR, FÍGAGO, ESTÔMAGO E RIM
Pegue algumas folhas de boldo frescas, lave-as e amasse-as numa xícara
de chá. Coloque água fervente e beba, assim que esfriar o suficiente.
BOCA INFECCIONADA E GARGANTA
Pegue cinco folhas de feijão guandu e faça um chá. Espere amornar,
depois use o líquido para fazer gargarejo. Repita três vezes ao dia, durante três
dias.
BRONQUITE
17
Para a bronquite branda recomenda-se o uso da erva Mulungu, na dose de
uma colher de sopa da erva fatiada para dois copos de água. Ferva por 10
minutos, tampe, coe e tome uma xícara três vezes ao dia.
CASPA
Lave dois tomates maduros, retire as sementes e bata no liquidificador ou
na centrífuga, juntamente com duas colheres de sopa de vinagre de vinho
branco. Espalhe nos cabelos e deixe por vinte minutos, depois lave a cabeça
normalmente.
CIRCULAÇÃO
Para ativar a circulação, numa folha de hortelã, pingue uma gota de
vinagre e coma em jejum, pela manhã ao acordar, antes mesmo de escovar os
dentes.
CÓLICAS
A erva índico atua muito bem no combate a cólicas, febres, afecções
urinárias e excitação nervosa. Suas raízes são usadas contra a icterícia e a
hepatite. Para o chá use uma colher de sopa das raízes fatiadas em dois copos
de água, fervendo por 15 minutos. Coe e beba uma xícara três vezes ao dia.
CÓLICAS MENSTRUAIS
Em uma xícara de chá com água fervente, coloque uma colher de
sobremesa das flores de calêndula. Abafe por dez minutos, depois coe. Tome
esse chá duas vezes ao dia, nos dez dias que antecedem o período menstrual.
CONJUNTIVITE
18
Faça um cataplasma da polpa da maçã e coloque sobre as pálpebras por
duas horas. Repita três vezes ao dia, até desaparecer.
CORAÇÃO
A arnica é uma das plantas mais bonitas da Europa e é conhecida
mundialmente, não só pela beleza, mas também pelos vários efeitos curativos
que pode apresentar quando sabiamente usada. Preparados com gotas de
arnica são usados milenarmente como tônicos para o coração, mas devem ser
consumidos seguindo-se rigorosamente a prescrição recomendada, que não
deve ultrapassar 1% de tintura para 200 ml de água.
DORMÊNCIA NAS MÃOS E NOS PÉS
Para diminuir dormência nas mãos e pés, dores e nevralgias, pode-se usar
a erva papo-de-peru. Ferva dois copos de água, despejando sobre uma porção
da erva, deixando em infusão por 10 minutos. Coe e beba uma xícara, três
vezes ao dia.
FARINGITE
Retire as sementes de diversas romãs e deixe as cascas secarem ao sol.
Após a secagem, faça chá das cascas secas, na proporção da casca de meia
romã para um copo de água. Faça um gargarejo, deixando que o líquido
permaneça o maior tempo possível na garganta. Repita cinco vezes ao dia.
FEBRE
O salgueiro é uma planta nativa da Espanha, floresce naturalmente à beira
de cursos d’água e é com freqüência cultivada por quem conhece seus
poderes. Uma xícara de chá de salgueiro faz a febre baixar em pouco tempo.
19
FERIDAS
No tratamento de feridas em geral, amasse algumas folhas de alfavaca e
aplique sobre o local, cobrindo com uma gaze. Renove três vezes.
FERIMENTOS
O bálsamo-de-tolu, também conhecido como bálsamo-americano ou
bálsamo-índico, produz uma substância capaz de impedir, pela destruição dos
micróbios, a proliferação dos mesmos em caso de ferimentos. Quem não pode
contar com um exemplar desta planta, deve adquirir a resina em farmácias
especializadas. Mas para quem tiver oportunidade de colher a resina
pessoalmente, faça incisões em forma de "V" no tronco da árvore, atingindo
apenas a casca. No vértice do corte, ou seja, na pontinha do ‘V", coloque um
recipiente para colher o óleo-resina, que rapidamente se secará e adquirirá
uma consistência puramente resinosa de cor castanho-amarelada, sabor ácido e
odor agradável. A pessoa ferida, ou quem a esteja socorrendo, deve aplicar a
resina diretamente sobre o ferimento e deixar. Renove duas a três vezes ao dia.
FÍGADO
Para excitar a secreção da bílis, providencie três folhas de boldo, bem
verdinhas e se possível colhidas na hora, lave-as em água corrente e coloque
dentro de um copo de vidro. Com um pilão de madeira, esmague as folhas até
obter um suco verde. Acrescente meio copo de água fresca e beba de uma vez.
GARGANTA
20
A madressilva dos jardins é muito usada para combater as inflamações da
garganta e das vias respiratórias. Ferva um copo de água, despejando-o sobre
uma colher de sopa de folhas fatiadas. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e
faça gargarejo três vezes ao dia.
GARGANTA INFLAMADA
Coloque água filtrada em dois copos americanos, até a metade de cada
um. Em seguida, esprema o suco de um limão e, no segundo, coloque uma
colher de chá de bicarbonato de sódio. Faça gargarejo com a água e limão e,
imediatamente depois, com água e bicarbonato.

GASES

As folhas de anis são ótimas para combater gases estomacais e até
diarréias. Use duas colheres de sopa das folhas fatiadas para um copo de água.
Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba uma xícara do chá três vezes ao
dia.
GASTRITE
Coma no desjejum mamão, caqui, pinha ou melão, alternando um tipo de
fruta a cada dia. Nos intervalos das refeições, tome uma xícara de suco de
batata inglesa, pela manhã, e uma xícara de suco de couve à tarde. Antes de
dormir, tome um chá de camomila. Não coma alimentos oleaginosos nem
ácidos como: abacaxi, caju, tangerina, laranja, romã, ameixa, acerola, abacate,
castanha, coco, azeitona, etc. Evite a todo custo carnes, pescados e frituras.
21
GOTA
Essa doença é uma forma hereditária de artrite que ocorre em geral em
uma única articulação periférica. Prepare um infuso para uso imediato da
seguinte maneira. Coloque uma mão-cheia de raízes de açafrão em uma
panela, devem estar previamente secas, e acrescente um copo de água potável,
coloque para ferver durante dez minutos. Depois que ferver coe e tome quente
se for inverno e fresco se for verão. Uma dose por dia é a medida ideal, faça
todos os dias se desejar acelerar o processo de cura.
GRAVIDEZ
A artemísia, ou flor-de-são-jõao como é mais conhecida popularmente no
Brasil, descende, segundo a lenda, diretamente da linhagem de uma Deusa
protetora das mulheres grávidas. Esta erva é muito comum também na Europa
e embora apresente gosto amargo é bastante requisitada por pessoas instruídas
na arte de curar e proporcionar conforto e bem estar físico através das plantas.
Traz benefício à saúde da gestante e do bebê, principalmente nos primeiros
meses de gravidez, pois age como antiespasmódico. Faça banhos de imersão
em folhas de artemísia durante os seis primeiros meses de gravidez. Utilize a
erva na proporção de uma folha para cada dois litros de água na temperatura
ambiente. Sente-se na bacia com o preparado e não permaneça mais que um
minuto, uma vez por semana. Se o tempo estiver frio, use água morna.
 


GRIPE
Previna ou combate a gripe com um poderoso tônico, reparado com uma
xícara de leite, 5 dentes de alho e 5 folhas de sálvia. Ferva tudo e tome, ainda
quente, uma xícara duas vezes ao dia. Uma receita alternativa é ferver um pé
22
de alho macho, com cabeça e folhas, em um copo de leite. Tome quente, antes
de dormir.
De modo geral estas plantas e ervas são ótimas para a gripe: alho, ameixa,
cambará, chapéu de couro, eucalipto, gengibre, margarida, calêndula do
campo, três-marias, picão gigante ou espanta pulga e xaxim. Use uma colher
de sopa de folhas ou flores picadas de uma ou de algumas destas ervas para
cada copo de 100ml de água. Ferva a água, despeje a planta e tampe por dez
minutos. Coe e tome uma xícara três vezes ao dia.
GRIPES E RESFRIADOS
Pegue duas laranjas, lave-as bem, depois retire manualmente o suco em
um copo. Leve ao pelo tempo necessário para aquecer, sem deixar ferver, no
entanto. Tome quente sem nenhuma espécie de adoçante.
Antes de ir dormir, corte um limão galego em cruz e coloque numa
vasilha com um copo de água. Ferver por aproximadamente cinco minutos.
Espere amornar e tome.
HEMATOMAS
Aplique um cataplasma de tomate maduro amassado no local, deixando
por duas horas. Repita quantas vezes forem necessárias.
HIGIENE BUCAL
Pegue uma xícara de folhas de alfavaca, junte um copo de álcool de
cereais e deixe em repouso por um dia. Coe e use uma colher de sopa em meio
copo de água para fazer a higiene bucal pela manhã, antes de escovar os
dentes.
 

23
INSÔNIA
Antes de ir para a cama, ferva um copo de água, depois junte uma folha
de alface picada e a casca de uma maçã. Tampe e deixe em infusão por alguns
minutos. Após amornar, adoce e beba.
LABIRINTITE
Pegue cinco folhas tenras de oliveira roxa e faça uma infusão com 300 ml
de água fervente. Mantenha tampada até esfriar. Tome meia xícara de duas a
três vezes ao dia, enquanto durar a crise.
LAXANTE
A sene atua como laxante e ajuda a tirar as manchas do corpo, mas não
deve ser tomada durante a gravidez. Para o preparo, pique três folhas da erva,
junte dois copos de água fervente e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e
beba 1 xícara chá antes de se deitar e pela manhã, em jejum. O chá é também
um importante auxiliar no emagrecimento, pelo seu princípio ativo.
LIMPEZA E HIDRATAÇÃO DE PELE
Numa vasilha de louça ou de vidro, coloque três colheres de sopa de mel
e uma colher e meia de aveia em flocos. Misture até formar uma pasta
homogênea. e passe no rosto, fazendo uma suave fricção por três minutos.
Lave com sabonete neutro. Repita uma vez por semana.
LOMBRIGAS
24
Além de outras utilidades, o chá de alho é uma boa opção para eliminar
lombrigas. Ferva um copo de água com cinco dentes de alho por 20 minutos,
numa vasilha tampada. Coe e beba 1 xícara do chá duas vezes ao dia.
MÁ DIGESTÃO
Problemas freqüentes de má digestão podem ser eliminados com o uso de
um chá, incorporando algumas ervas medicinais. Recomenda-se que o
tratamento seja feito por, pelo menos, 30 dias. Diariamente, ferva dois copos
de água filtrada, despejando-os sobre 3 folhas de louro, 6 de boldo, uma de
eucalipto e uma de laranjeira, todas bem picadas. Deixe em infusão por 5
minutos. Coe e divida em três doses, tomando-as ao longo do dia, de
preferência após as refeições.
MENSTRUAÇÃO DOLOROSA
A erva agoniada é recomendada ara aliviar a dor menstrual, além de
ajudar no tratamento das inflamações do útero e ovário. O preparo é simples.
Ferva dois copos de água e despeje sobre duas colheres de sopa da erva
previamente picada. Mantenha abafado por 15 minutos. Coe e tome de 4 a 5
xícaras do chá ao dia.
NARIZ ENTUPIDO
Faça inalações com folhas da manjerona, muito cultivada em hortas e
jardins. É espécie aromática, usada como tônico e tempero culinário. Ferva um
copo de água, coloque folhas picadas, faça um funil de papel ou use um
inalador para aspirar o vapor, alternando as narinas.
OLHOS
25
A beladona possui muitos efeitos curativos e seu princípio ativo age
como conservador da boa vista na medida que previne doenças nos olhos.
Esmague uma folha de beladona em um cálice de água fresca, deixe por
alguns momentos, depois banhe os olhos com essa água.
PIOLHOS
Reúna os seguintes materiais: um maço de arruda, vinte folhas de melão
de São Caetano, quinze folhas de boldo, um sabonete ou meia barra de sabão
de coco e um litro de água. Para preparar, ferva a água, raspe o sabonete ou o
sabão e coloque na água, mexendo até derreter. Deixe esfriar. Enquanto isso,
bata no liquidificador as folhas de boldo, arruda e melão com um pouco de
água fria. Coe o sumo das ervas e misture-o à água de sabão. Acondicione o
produto em frascos apropriados, rotulado-os. Para usar, molhe os cabelos com
água e aplique um pouco de xampu. Esfregue bem até espumar. Deixe por 1
hora e depois enxágüe com água corrente. Repita durante oito dias.
PULMÃO
Maçã é ótima para o pulmão, pois contém altas taxas de um flavonóide
com características antioxidantes, a quercetina, que protege o pulmão dos
efeitos nocivos dos agentes poluentes e da fumaça do cigarro. Por isso
recomenda-se comer uma maçã por dia. O mesmo princípio também é
encontrado na cebola e no vinho tinto.
PURGATIVO
A raiz de manacá demonstrado ser muito eficiente para esses casos, além
de ser diurética. Use uma colher de sopa da raiz fatiada para três copos de
26
água. Ferva por 15 minutos. Deixe descansar por duas horas. Coe e beba 1
xícara do chá duas vezes ao dia.
REUMATISMO
O cipó pente-de-macaco é muito usado no tratamento do reumatismo.
Pegue três colheres de sopa de casca picadinha e junte dois copos de água
fervente. Deixe a vasilha tampada por 5 minutos, coe e tome 1 xícara do chá 3
vezes ao dia.
RUGAS, MANCHAS, SARDAS
Para ter a pele sempre saudável, nada como um tratamento completo.
Comece incluindo em sua alimentação frutas e hortaliças que contenham
vitamina A, como brócolis, abóbora, mamão, manga, pêssego, melão e outras.
Sempre que comer mamão, reserve as casas e aplique a parte interne no rosto,
deixando por uma hora. Lave com sabão neutro em seguida.
SEIOS
Durante a amamentação, as mamães devem proteger ou tratar seus seios,
aplicando compressas de chá de folhas de alfavaca ou o produto da maceração
de suas sementes. Aplicar no intervalo entre as mamadas.
SOLITÁRIAS
Deixe de molho cinqüenta gramas de semente de jerimum moídas durante
doze horas. Misture com um ovo, mexa-se bem e tome em seguida em jejum.
Repita dois dias seguidos. Não tome café da manhã.
TOSSE E ROUQUIDÃO
27
A erva de Jabuti é ótima para a tosse, infecções da garganta, além de ser
diurética. Ferva dois copos de água, despejando sobre uma colher de sopa da
erva fatiada. Deixar em infusão por 5 minutos, coar e beber uma xícara do chá
três vezes ao dia
Leve ao fogo, em uma panela com 300 ml de água, os seguintes
ingredientes: um limão cortado em cruz, três lascas de canela, quatro cravos,
seis dentes de alho, duas colheres de sopa de agrião picado, uma colher de chá
de raspas de gengibre, uma colher de sopa de folhas secas de eucalipto e uma
peça de rapadura. Quando levantar fervura, retire, coe numa peneira fina e
acrescente uma xícara de mel. Engarrafe depois de esfriar. Adultos tomam
duas colheres de sopa diariamente. Crianças a partir dos 10 anos tomam
metade dessa dose. Mais novas devem tomar uma colher de chá diariamente.
Uma alternativa pode ser esta. Numa vasilha apropriada, ferva um quilo
de açúcar em um litro de água. Após isso, adicione dez frutos de caraguatá,
uma planta do cerrado, e cinco folhas de guaco. Deixe ferver por um minuto.
Após esfriar, coe e guarde num frasco de vidro em local fresco. Tome uma
colher de sopa três vezes ao dia.
ÚLCERA E GASTRITE
Bata no liquidificador uma folha grande de couve ou duas folhas
pequenas, juntamente com um copo de leite. Coe e tome em jejum, pela
manhã ao acordar. Repita por 30 dias.
VERMINOSES
Tomar uma colher de sopa de suco de hortelã fresco, em jejum, de três a
sete dias, conforme a duração da crise.
28
VISÃO
Use duas colheres de cenoura fatiadas para dois copos de água. Ferva por
15 minutos, coe e beba uma xícara do chá três vezes ao dia.

As Cores de Colares, Braceletes, Pulseiras, Anéis, Tiaras, etc.
Texto extraido do Livro " Formulário de Consagrações Umbandistas" Editora Madras /Rubens Saraceni
Os Colares ou " Guias" Consagrar uma guia, como são chamados os colares dentro da Umbanda, é um procedimento correto, pois somente ele estando consagrado poderá ser usado como protetor ou instrumento mágico nas mãos dos guias espirituais. O procedimento regular tem sido o de lavá-los (purificação), de iluminá-los com velas (energização) e de entregá-los nas mãos dos guias espirituais para que sejam cruzados (consagração). Eventualmente são deixados nos altares por determinado número de dias para receber uma imantação divina que aumenta o poder energético deles. Os guias espirituais sabem como consagrá-los espiritualmente, imantando-os de tal forma que, após cruzá-los, estão prontos para ser usados pelos médiuns como filtros protetores ou pelos seus guias como instrumentos mágicos, ainda que só uma minoria dos guias os utilize efetivamente com essa finalidade e a maioria os prefira como pára-raios protetores ou descarregadores das cargas energéticas negativas trazidas para dentro dos locais de trabalhos espirituais pelos seus consulentes.
Os procedimentos consagratórios dos colares usados pelos umbandistas têm sido estes e poucos têm mais alguns outros. Eles têm ajudado os médiuns durante seus trabalhos e auxiliado os consulentes a se proteger das pesadas projeções fluídicas que recebem de pessoas ou espíritos no dia-a-dia. Mas esses cruzamentos ou consagrações, com finalidades específicas e com imantação espiritual, são apenas o lado aberto ou exotérico e, numa escala de 0 a 100, só obtêm 10% do poder dos mesmos objetos que, se forem consagrados internamente ou receberem uma consagração completa, terão 100% de poder.
Normalmente, consagram-se ou cruzam-se colares a pedido dos guias espirituais e cada linha tem suas cores específicas, iguais às dos seus orixás regentes. Como algumas cores mudam conforme a região, então eventuais alterações de cores impedem a uniformização da identificação dos orixás simbolizados nos colares usados pelos médiuns. Na confecção dos colares, algumas regras devem ser seguidas:
1ª — Os colares dos orixás costumam ser de uma só cor.
2ª — Há algumas exceções (Obaluaiê = preto-branco), (Omolu = preto-branco-vermelho), (Nanã = branco-lilás-azul-claro), (Exu = preto-vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).
Enfim, há certa flexibilidade no uso das cores dos colares consagrados aos orixás na Umbanda. E isso se deve ao fato de que eles, na verdade, irradiam-se em padrões vibracionais diferentes e em cada um mudam as cores das energias irradiadas. Então, não podemos dizer que estão erradas as cores usadas na Umbanda. Apenas cremos que deveríamos padronizá-las e não recorrer ao uso individual delas. Também não deveríamos adotar as cores usadas em outros cultos afros.
— O uso de "quelê" também não deve ser adotado pelos umbandistas pois é privativo do Candomblé.
— "Quelê" é um colar curto, feito de pedras trabalhadas; é mais grosso que o normal e usado ao redor do pescoço, indicando que a pessoa é uma iniciada no seu orixá em ritual tradicional e só dele. Portanto, o seu uso não deve ser copiado, pois não é um colar umbandista.
Para a Umbanda, vamos dar as cores mais usadas ou aceitas pela maioria:
• Oxalá = branca
• Nanã = lilás
• Iemanjá = azul-leitoso
• Omolu = branco-preto-vermelho
• Ogum = vermelho
• Obaluaiê = branco-preto
• Xangô = marrom
• Exu = preto e vermelho
• Iansã = amarelo
• Pombagira = vermelho
• Oxum = azul-vivo
• Oxóssi = verde
• Obá, Oxumaré, Oiá-Tempo e Egunitá não são cultuados regularmente.
Como na Umbanda não são cultuados regularmente, alguns orixás foram incorporados por nós, pois ocupam pólos energo-magnéticos nas Sete Linhas de Umbanda. Então vamos dar as suas cores:
• Egunitá = laranja
• Oiá-Tempo = fumê
• Obá = magenta
• Oxumaré = azul-turquesa
Só que há um problema porque não são fabricadas regulamente contas de cristais ou de porcelanas nessas cores. Por isso, recomendamos que os umbandistas passem a usar colares de pedras naturais sempre que possível, porque só eles (e todos os elementos naturais) conseguem absorver e segurar as imantações divinas condensadas nas suas consagrações "internas". Contas e outros objetos artificiais ou sintéticos, produzidos industrialmente, não são capazes de reter as imantações poderosas dessas consagrações internas. Então, aqui há uma relação das pedras dos orixás:
• Oxalá = quartzo transparente
• Oiá-Tempo = quartzo fumê
• Oxum = ametista
• Oxumaré = quartzo azul
• Oxóssi = quartzo verde
• Obá = madeira petrificada
• Xangô = jaspe marrom
• Egunitá = ágata de fogo
• Ogum = granada
• Iansã = citrino
• Obaluaiê = quartzo branco e turmalina negra
• Nanã = ametrino
• Iemanjá = água-marinha
• Omolu = ônix preto — ônix verde
• Exu = ônix preto — hematita — turmalina negra
• Pombagira = ônix — ágata
Obs.: Outras pedras podem ser usadas, pois a variedade de espécies é grande, assim como é a de cores em cada espécie, certo? Agora, com as linhas de trabalhos formadas por guias espirituais, a coisa complica porque tudo depende das energias manipuladas por eles e pelos mistérios nos quais foram "iniciados" e que ativam durante seus atendimentos aos consulentes.
— Para a linha dos Baianos, recomendamos o uso de colares feitos de coquinhos.
— Para a linha das Sereias, recomendamos os colares feitos de conchinhas recolhidas à beira-mar.
— Para a linha dos Boiadeiros, recomendamos colares feitos de "jaspe leopardo".
— Para a linha das Crianças, recomendamos colares de quartzo rosa, de ametista, de água-marinha e quartzo branco.
Quanto aos colares para descarga, recomendamos que tenham grande variedade de espécies de pedras naturais, de porcelana de cristais industriais, de sementes, etc. No capítulo seguinte, comentaremos com detalhes fundamentais os colares de descarga. Um colar é em si um círculo e é um espaço mágico poderoso, se for consagrado corretamente. Então, supondo que os seus colares tenham sido consagrados corretamente, vamos aos comentários necessários para que você comece a usá-los com mais respeito e trate-os como objetos sacros de sua religião: a Umbanda.
Nós sabemos que não existem comentários sobre os muitos tipos de espaços-mágicos usados pelos praticantes de magia. Sabemos que usam o triângulo; o duplo triângulo entrelaçado, o pentagrama, etc, mas também que seus fundamentos ocultos ou esotéricos não foram revelados ou comentados por nenhum autor umbandista até a publicação do nosso livro A Magia Divina das Velas (Madras Editora), no qual comentamos superficialmente os espaços mágicos formados por velas. Bem, o fato é que o círculo é um espaço mágico, e um colar é um círculo, ainda que maleável, pois se movimenta ao redor do pescoço da pessoa que o está usando. Por isso, chamamos os colares de círculos maleáveis. E, por ser um espaço mágico fechado, se devidamente consagrado, é um espaço mágico permanente e que "trabalha" o tempo todo recolhendo e enviando para outras dimensões ou faixas vibratórias as cargas energéticas projetadas contra o seu usuário. Como ele é um círculo, então o espaço mágico formado dentro dele é multidimensional e interage com todas as dimensões, planos e faixas vibratórias, enviando para eles as cargas energéticas projetadas contra o seu usuário.
• Ele interage com as dimensões elementais.
• Ele interage com as dimensões puras.
• Ele interage com as dimensões bielementais.
• Ele interage com as dimensões trielementais.
• Ele interage com as dimensões tetraelementais.
• Ele interage com as dimensões pentaelementais.
• Ele interage com as dimensões hexaelementais.
• Ele interage com as dimensões heptaelementais.
A ROUPA BRANCA
Extraído do site http://umbandadejesus.blogspot.com
E, quando o seu usuário o coloca no pescoço, ele começa a puxar para dentro do espaço mágico (que é em si) as irradiações projetadas desde outras faixas vibratórias negativas, dimensões ou planos da vida, recolhendo-as e enviando-as de volta às suas origens. Os guias espirituais, quando consagram colares para os seus médiuns ou para os consulentes, para serem usados como protetores, imantam esses colares com uma vibração específica que os tornam repulsores ou anuladores de projeções energéticas negativas, mas não os tornam espaços mágicos em si porque, para fazerem isso, teriam de ir a locais específicos da natureza e, ali, abrir campos consagratórios também específicos e imantá-los com as vibrações divinas dos seus orixás correspondentes, dotando-os de poderes mágicos multidimensionais. Mas, como os fundamentos consagratórios internos estavam fechados ao plano material até agora, então eles faziam isso de forma velada quando seus médiuns iam oferendá-los, ou aos orixás, nos campos vibratórios na natureza. Os guias espirituais sempre respeitaram o silêncio sobre a consagração interna e sempre fizeram o que tinham de fazer de forma que os seus médiuns não percebiam que, ao tirarem os colares do pescoço, trabalhando-os na verdade estavam imantando-os com as vibrações elementais e divinas existentes nos pontos de forças da natureza.
Então, agora você já sabe que o seu colar de cristais, porcelana, sementes, dentes, etc. não é só um adereço de enfeite ou identificador dos seus orixás ou de seus guias espirituais, mas que, se corretamente consagrado, é um espaço mágico circular, certo? E também sabe que, se for confeccionado com elementos colhidos na natureza, é mais poderoso que os feitos com elementos artificiais ou industrializados.
Dentre os principios da Umbanda,um dos elementos de grande significancia e fundamento,é o uso da roupa branca.A cor branca é um dos maiores simbolos de unidade e fraternidade ja utilizados.A roupa branca transmite a sensação de assepsia,calma,paz espiritual,serenidade e outros valores de elevada estirpe.A cor branca contem dentro de si todas as demais cores existentes.Portanto,a cor branca tem sua azão de ser na Umbanda,pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás,sendo que Oxalá,que tem a cor branca como representação,supervisiona os Orixás restantes.A roupa branca usada pelos médiuns,não dará oportunidade às pessoas que adentram um terreiro,etc...de saber qual o nível social,cultural,intelectual dos médiuns que fazem parte do mesmo,pois o branco significa IGUALDADE.Essa roupa branca,é a vestimenta para a qual devemos dispensar muito carinho e cuidado.Devem ser conservadas limpas,bem cuidadas,devem estar sempre longe do contato direto com as forças deletérias,devem estar dentro do vestiario do terreiro ou em casa sendo lavadas.Quando essas roupas ficam velhas,estragadas,jamais deve-se jogar fora ou dar,deverá ser despachada,pois trata-se de um instrumento de trabalho do médium.Nunca se deve vir vestido de casa,e sim, vestir suas roupas brancas,pois se voce vai trabalhar sem o banho e com roupas que andou pelas ruas,tento o médium quanto as roupas estão impregnados de cargas fluidico-magnéticas negativas,que por conseguinte interferema no campo aurico e perispiritual do médium.Portanto,tomar o banho e vestir as roupas brancas é de grande importancia.Além disso,o branco é uma cor relaxante,que induz o psiquismo à calma e à tranquilidade.
Em 16 de novembro de 1908, data da anunciação da Umbanda no plano físico e também ocasião em que foi fundado o primeiro templo de Umbanda, Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade anunciadora da nova religião, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentre outras coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas. Mas, por quê?.Teria sido uma orientação aleatória, ou o reflexo de um profundo conhecimento mítico, místico, científico e religioso da cor branca? No decorrer de toda a história da Humanidade, a cor branca aparece como um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados. Nas antigas ordens religiosas do continente asiático, encontramos a citada cor como representação de elevada sabedoria e alto grau de espiritualidade superior. As ordens iniciáticas utilizavam insígnias de cor branca; os brâmanes tinham como símbolo o Branco, que se exteriorizava em seus vestuário e estandartes. Os antigos druidas tinham na cor branca um de seus principais elos do material para o espiritual, do tangível para o intangível. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assim chamados porque utilizavam a magia para fins positivos, e também porque suas vestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos. O próprio Cristo Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco nas peregrinações e pregações que fazia. Nas guerras, quando os adversários, oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam de comportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Desfraldavam bandeiras brancas! O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas de saúde. Médicos, enfermeiros, dentistas etc., todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Por quê? Porque a roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada estirpe. Se não bastasse tudo o que foi dito até agora, vamos encontrar a razão científica do uso da cor branca na Umbanda através das pesquisas de Isaac Newton. Este grande cientista do século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores existentes. Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a Irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossi, Ogum, Xangô, etc.).A implantação desta cor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada em seguro e inequívoco conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda.

Mel na Umbanda.



MEL NA UMBANDA.


O evangelho de São Mateus conta a passagem da pregação de João Batista no deserto,onde há alusão ao mel:"a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre"(Mateus3:4).


As primeiras notícias históricas sobre o mel foram encontradas em representações em cavernas na Espanha(Arana)e datam de 10.000 a.C.

A cultura do mel difundiu-se na época egípcia.No Egito,como também na Grécia,a abelha era considerada de origem divina.Ra,o Deus do Sol dos egípcios deixou cair sobre a Terra as suas lágrimas que se transformaram em abelhas.

Também o povo hebreu conhecia o mel.O Antigo Testamento contém muitas indicações sobre o alimento.Mas foi na Grécia que o mel chegou ao seu apogeu:os doces gregos,especialmente o bolo de mel(pão de mel),eram usados nos cultos,sobretudo no ritual de oferta a Demeter.

Na Bìblia vamos encontrar inúmeras referências ao "país onde correm o leite e o mel".

A utilização dos produtos das abelhas como fins terapêuticos é denominada apiterapia e vem se desenvolvendo consideravelmente nos últimos anos,com a realização de inúmeros trabalhos científicos,cujos efeitos benéficos a saúde humana tem sido considerados por um número cada vez maior de profissionais da saúde.Países como a Alemanha já adotaram como prática oficial na sua rede pública de saúde.

Trecho retirado do livro:"A dieta de Jesus" de Heloísa Bernardes.

Na Umbanda o mel é usado com frequência,velas são acesas envolvidas por mel,nomes e fotos são envolvidos por mel sempre com a intenção de adoçar,apaziguar,e harmonizar o espírito,inclusive relacionamentos.

Além disso o mel tem a simbologia de alimentar o espírito com a essência mais pura da natureza dessa forma aliviam-se os espíritos sedentos de pureza e famintos de boa energia.

Também é usado para curar as feridas do espírito,ajudando a cicatrizar e curar mágoas.

Portanto o mel é bem usado nos casos de depressão e dores no corpo,quando a pessoa está com sentimento vingativo bem acentuado ou sem compreenssão das questões da vida,quando o corpo astral está sem energia,quando o médium está com dificuldade de incorporação e,principalmente, quando a pessoa está com dificuldade no sentido da fé e de se ligar ao Divino.

Mais do que unir casais,relacionamentos e pessoas o mel deve ser usado como um elemento que propicia a Boa Comunicação ea Ligação.

Ou seja,o mel nos liga ao próximo e nos liga ao Divino,sempre de forma pura e desinteressada,é um excelente alimento para a alma.

Por Monica Caraccio.



Um comentário:

ALMA E MEIO AMBIENTE disse...

onde fica esse centro e qual o telefone p entrar em contato