sábado, 2 de março de 2013

ERVAS E SUA UTILIZAÇÃO


As Ervas e sua Utilização

Por Alexandre Cumino


Defumação

A defumação consiste no ato de queimar ervas e resinas aromáticas no carvão em brasa, o que é feito dentro de um turíbulo (defumador), aonde as ervas e resinas exalam seu aroma e essência no ar. È uma prática milenar usada em todas as culturas, alguns utilizavam a queima direta em piras e fogueiras.

O uso ritualístico, ancestral, da defumação tem a finalidade de promover a limpeza astral de ambientes e pessoas. Aqui ressaltamos a importância de seus elementos para a queima de larvas e miasmas astrais, bem como a purificação das energias negativas. Podemos utilizar muitas ervas e resinas diferentes, dependendo dos objetivos propostos, pois é ato magístico-religioso, onde associamos as qualidades, “propriedades”, que a erva ou resina possui com as que desejamos adquirir. Para fazer sua defumação em casa, muna-se de um turíbulo (defumador) colocando carvão para queimar dentro do mesmo (tomar cuidado com o álcool e evitar o manuseio perto de crianças), quando já estiver em brasa despeje aos poucos as ervas e resinas aromáticas. Ofereça às divindades guardiãs dos reinos vegetais e peça para que através desta defumação as pessoas possam ser limpas e descarregadas, assim purificando todas as energias negativas que se encontram em seus corpos astrais. Manuseie seu defumador de forma que a “fumaça aromática” envolva as pessoas a serem limpas e purificadas na defumação.

Lembre-se que na defumação utilizamos ervas secas.


As resinas

A Mirra, o incenso e o beijoim são resinas aromáticas (seiva natural), milenarmente conhecidas e utilizadas ritualisticamente dentro de quase todas as tradições religiosas.

Dentre as suas diversas utilidades a mais tradicional e conhecida é defumação. Todas estas três resinas têm a capacidade de agir em nosso campo astral e mediúnico sutilizando-o e desagregando energias negativas, por esta razão as mais antigas tradições religiosas se utilizavam e ainda utilizam delas, são usadas também para facilitar o contato espiritual. Pela sua alta capacidade de volatilização e por sua qualidade potencializadora são muito utilizadas em conjunto com ervas secas já direcionadas para os campos aos quais estas atuam.


Banhos de limpeza astral

A exemplo da defumação os banhos de ervas também são excelentes para limpeza de nosso corpo astral assim como nosso corpo material também é limpo das impurezas e estimulado pela essência vegetal, aqui nós impregnamos com a força e propriedade das ervas.

Nós utilizamos ervas frescas ou secas para o banho, preparadas como um chá, apagando o fogo assim que começa a ferver e deixando, enquanto esfria um pouco, a água absorver o elemento vegetal. Após o banho normal de higiene, despejamos aos poucos o “banho de ervas”, do pescoço para baixo, entoando nossos pedidos ao Criador e às Divindades. Após, deixe que a essência vegetal seja absorvida por um minuto, enxugue-se normalmente e aproveite este contato com a natureza.




Banhos na Natureza

Os banhos feitos na natureza, de cachoeira ou mar, também são excelentes para desagregar energias enfermiças localizadas nos órgãos do corpo etérico. Tem na natureza energia e magnetismo que limpa e sutiliza nosso corpo energético (nos sentimos mais“leves”) expandindo nosso aura, a energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais.


As ervas

A seguir daremos uma sequência de ervas com suas características e qualidades a serem trabalhadas ritualisticamente nos banhos e ou defumações.

Arruda (Ruta graveoleos)– Ótimo protetor astral, desagrega as larvas astrais e energias enfermiças. Quebra as formações energéticas negativas, resultantes das egrégoras de pensamentos negativos e atuações do baixo astral.

Alecrim (Rosmarinus officinalis) – Desagrega energias enfermiças, limpa e purifica ambiente criando uma “esfera” de proteção, boa contra obsessão e afasta a tristeza.

Alfazema (Lavandula augustifolia ou Vera) – Ajuda a equilibrar nossas energias, limpa e purifica o ambiente trazendo a paz e harmonia.

Anis estrelado (Illicium verum)– Atua melhorando nosso humor, desperta a intuição, torna o ambiente agradável e desagrega energias negativas

Absinto – Losna (Artemisia absinthium) – Em banhos, desagrega fluidos negativos. Na defumação afasta influencia negativa.

Alho (casca) (Allium sativum)– desagrega as energias negativas de ordem sexual , protege contra influencias negativas e purifica o ambiente

Artemísia (Artemísia Vulgaris) – Quebra as egrégoras de pensamentos negativos e traz proteção

Bambu (Oxytenanthera abyssinica) – contra influencias negativas

Botões de flor de laranjeira – Para o amor

Camomila (Matricaria chamomilla) – Calmante, contra depressão e ansiedade

Cana de açúcar (palha e bagaço) – Dá força e vigor para enfrentar as situações do dia a dia

Canela (Cinnamomun zeylanicun Ness) – Condensador de fluidos benéficos, destrói miasmas astrais, afrodisíaco e atrai a prosperidade. Cebola(casca) – desagrega energias negativas de ordem sexual, afasta fluidos indesejados.

Capim limão / Capim Santo (Cymbopogon citratus) – Bom para acalmar e trazer bons fluidos

Cravo (Syzygium aromaticum)– Afrodisíaco, estimulante, aumenta o magnetismo pessoal e atrai a prosperidade.

Eucalipto (Eucalyptus globulus labill) – Desagrega as energias negativas e enfermiças, renova nossas energias, equilibra o emocional.

Erva Doce (Pimpinella anisum) – Acalma e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermiças e nocivas

Girassol (folhas) – Excelente condensador de fluidos positivos e ajuda a aguçar a intuição

Guiné (Petiveria alliacea) – Quebra formas pensamento baixas e ajuda na comunicação com os bons espíritos. Bom contra obsessões de natureza sexual

Hortelã (Mentha piperita) – Bom para proteção e contra o desanimo Ipê amarelo – para harmonizar ambientes

Laranja (flor, folhas e casca) – Estimula o amor nos tornando mais atraentes, também torna o ambiente mais agradável e “leve”.

Levante – Bom para proteção e abertura de caminhos

Limão (casca) – Queima os fluidos negativos e enfermiços arrancando

Lírio – bom para nos tornar mais puros simples e humildes, estimula nosso lado compreensivo e amoroso.

Louro (Laurus nobilis) (a folha do sacerdote) – Excelente para aguçar a intuição e para a prosperidade

Maçã (folhas, flores e casca) – Desperta nossa sensibilidade ao amor e aumenta nosso poder magnético de atrair o que nos agrada. Malva (Malva parviflora) – Acalma e desperta a sensibilidade

Manjericão (Ocimun basilicum)– Ótimo para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e as pessoas, aumenta o magnetismo pessoal, atua contra a depressão e ansiedade.

Maracujá (Passiflora alata dryand) (flor) – Para fortalecer nossos laços de amizade

Melissa (Melissa oficinallis) – Acalma os ânimos nos tornando mais alegres, limpa e sutiliza o corpo astral

Morango (folhas e fruto) – Desperta o prazer em todos os sentidos

Noz-Moscada – Aguça a intuição, ajuda na comunicação astral e é boa para a prosperidade.

Poejo – Ótima para proteção e para acalmar os ânimos

Pitanga (Eugenia uniflora) (folhas) – Prosperidade e proteção

Patchuli (Pogostemon patchouly) – Bom para amor, prosperidade e intuição fortalecendo o magnetismo pessoal Salsa – Usada para a proteção afasta a negatividade

Salvia (Salvia officinalis) – considerada a erva da saúde serve para limpeza, proteção e intuição

Rosa Branca – Desperta o amor e espiritualidade

Rosa vermelha - Desperta a paixão Rosa cor de rosa – Desperta o amor maternal, filial e fraternal.

Romã (casca e flores) – Utilizada para a prosperidade e protege contra as emanações provindas de inveja e ódio

Orquídea – Desperta a libido


Obs: Ao trabalhar com as essências das ervas, banhos ou defumação, estamos entrando em um universo vegetal que vai além da matéria. Assim, como não somos apenas carne e as divindades não são apenas arquétipos, as plantas também possuem um “espírito vegetal” que as anima e tem seus respectivos gênios e divindades guardiãs responsáveis pela força vegetal. Portanto ao trabalhar com ervas entre em contato com estes espíritos, gênios e guardiões vegetais pedindo sua licença e sua força para realizarmos nossa tarefa. Dentro do conceito de divindades podemos recorrer a Oxossi como Guardião do reino vegetal e Ossain como gênio deste reino e da cura pelas ervas.


Receitas de Banhos e Defumação


Para depressão e purificar a aura:

Salsinha, aniz estrelado e alecrim.


Acabar com os males e desagregar energias negativas:

Banho de cerveja


Prosperidade financeira:

Salsinha com noz moscada


Para ajudar no comércio:

Alecrim, abre-caminho, hortelã, levante, girassol, cana, açúcar mascavo. Fazer banho, defumação e passar no chão do escritório ou loja.


Banho para o amor:

Aniz estrelado, calêndula, rosa vermelha, pathuli, malva branca e jasmim.


Banho para atrair a sorte: Milho de galinha, abre-caminho, café e açúcar mascavo.


Defumação de prosperidade:

Noz moscada, cana, insenso, folha de louro, canela em pó,aroz com casca e alfazema.


Purifica o espírito e fortalece o mental:

Levante, alecrim e hortelã.


Bom para a saúde, ajuda a fortalecer pessoas debilitadas:

Banho de leite com levante (feito as terças e quintas feiras)


Para Prosperidade:

Pó de café, açúcar, louro, manjericão, folha de pitanga, hortelã.


Para descarga forte:

Folhas de eucalipto, casca de alho, palha ou bagaço de cana (seco), folha de bambu, folha de pinhão roxo.


Para descarga de energias sexuais densas:

Cravo, canela, casca de alho roxo, erva-doce, casca de limão


Para cansaço ou depressão:

(Respirar bastante) sementes de girassol, semente de imburana, anis estrelado.


Contra a insônia:

Pétalas de rosa, Erva-sândalo, Hortelã e cravo da Índia


Descarrego de energias pesadas:

Manjericão, Alecrim, Mirra, Alfazema e Arruda.


Para afastar a obsessão e alcoolismo:

Alho, salsão, arruda, guiné, espada de São Jorge, folha de fumo, folha de mangueira, levante e cipó mil-homens.


Para abrir caminhos:

Açucena, agrião, angico, aroeira e espada de São Jorge.


Para ajudar no desenvolver da espiritualidade:

Jasmim, anis estrelado e alfazema



DESCARGAS

Por Ruben Saraceni


As descargas ou "descarregos" significa afastar determinadas perturbações espirituais ou obsessões que estão atuando sobre uma pessoa, uma residência, uma casa de comércio ou até mesmo contra os médiuns de um templo de Umbanda.

A pólvora é um dos elementos mais usados em um descarrego, quando é riscado um ponto mágico com ela e é ateado fogo. Com a queima da pólvora acontece uma explosão e um deslocamento de energia que penetra no campo magnético da pessoa, desagregando cascões astrais, queimando acúmulos de energias e possíveis espíritos perturbadores. A quantidade de pólvora deve ser pouca e têm que ser cuidadosos na hora de sua queima, senão pode acontecer de alguém se queimar. Uns fazem buchas de pólvora e ateiam fogo numa ponta do papel. Já outros riscam algum ponto cabalístico específico e colocam um pouco, uma colher de chá de pólvora em cima de algum dos riscos, queimando-a em seguida.

Enfim, várias são as formas de se usar os “pontos de fogo”, sempre para descarregar uma pessoa, uma residência, etc.

Recomendação: só usem os pontos de fogo caso saibam como fazê-lo. E antes, firmem vosso Orixá, vosso Mentor e vosso Exu guardião, pois aí sim, estarão protegidos durante a descarga, e de possíveis reações ao choque que o outro “lado” receberá.

Mas há outros tipos de descargas ou descarregos, e alguns são feitos com pipoca; outros com folhas de ervas específicas, quando são feitos os sacudimentos; banhos de mar e de cachoeira, dentro de todo um ritual, também realizam descargas nas pessoas.

Enfim, há todo um universo a ser conhecido neste campo magístico, que recomendamos que estudem, colocando em prática aqueles recursos que mais os atrair.

Nenhum comentário: