domingo, 10 de março de 2013

O PODER DAS OFERENDAS


O PODER DAS OFERENDAS

“Não pretendo ensinar “O Pai Nosso” aos vigários” (ditado popular), pretendo tão

Somente contar as minhas modestas experiências no campo das oferendas para os Guias e os Orixás.

Não vou ensinar como montar uma Oferenda, quero apenas testemunhar os resultados, a magia desta prática que tantos realizam sem entender sua extensão, sua beleza!

Meu Deus, quando penso na extensão das dificuldades que passei, penso também o quanto aprendi com todas elas e principalmente, penso quanto recebi com as Oferendas que fui orientada a realizar pelos sagrados Orixás e amados Guias que comandam minha vida.

Hoje, entendo melhor os ensinamentos do Mestre Jesus, “Pedi e obtereis, bata e a porta vos abrirá”. Para pedir é preciso bater à porta certa, diante do ponto de força certo que se abre, perante a nossa atitude de confiança, amor e humildade.

Aceitar nosso Pai, nossa Mãe (Orixás) e diante deles externar a nossa submissão, a santa vontade do Pai Maior (“... seja feita a vossa vontade...”) e harmonizar os nossos pensamentos e sentimentos, nos deixando conduzir pela força do Bem.

Oferendar os nossos Orixás é nossa primeira obrigação, assim como os nossos Guias e Guardiões (Exus, Pomba giras e Exú-mirim), e devemos fazer as oferendas todo ano, para que nossa vida corra nos trilhos que eles dirigem, pulando as pedras que forem colocadas no nosso caminho.

Se tivermos um pouquinho que seja de bom senso, vamos perceber que as dificuldades que ora passamos são exatamente nos pontos que nossos sagrados Orixás regem, onde precisamos ultrapassar os nossos limites e evoluir em suas características positivas.

Conhecer a regência de cada Orixá é o ponto de partida para sabermos em que porta devemos bater e, em razão disto, precisamos estudar para sabermos como devemos pedir, ou seja, o que precisamos oferendar.

É claro que nossos Guias nos ajudam bastante, mas devemos fazer a nossa parte: estudar e observar os resultados de cada Oferenda. Às vezes uma Oferenda nos abre um portal, mas teremos de fazer outra Oferenda diante de outro ponto de força. São várias portas que vão se abrindo uma após a outra. O segredo é confiar sempre... um passo após o outro, nós vamos descodificando os Mistérios

Divinos. Até quando acompanhamos alguém numa Oferenda estamos descodificando estes mistérios. É difícil? Sim, mas tudo isto é lindo, é fascinante...

Se seus caminhos estão fechados, é preciso pedir pra quem? (Esquerda e Direita) sempre!

Se alguém está sofrendo injustiça, em qual porta deve bater? E se o problema é no amor, vamos chorar com Mãe Oxum!

“Conhece-te a ti mesmo” (Sócrates). Conhecer nossas dúvidas, nossas dificuldades e vamos resolvendo uma após a outra, as fontes divinas são inesgotáveis, é só bater, é só pedir, mas é preciso dar a nossa parte e lembrem-se: os Orixás não precisam de nada, quem precisa somos nós! Precisamos oferecer os elementos certos para que retornem para nós na medida certa. Entenderam?

Que universo maravilhoso, tudo está a nossa volta, é só estudar, pensar e oferendar!

“Vou usar de novo as palavras de Jesus para encerrar este texto: É DANDO QUE

RECEBEMOS...”.

Por: Sebastiana Penha Campana

Nenhum comentário: